sábado, 2 de junho de 2007

Ganhando Vida

Mateus 16.26: “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito”.

Nos dias atuais podemos ver as pessoas correndo o tempo todo atrás de alcançar o sucesso, o bem estar, a vida tranqüila e podemos dizer assim tentando encontrar a felicidade.

Na vida as pessoas lutam para conseguir a tão almejada felicidade através do trabalho árduo que lhes toma quase o tempo todo; nas igrejas as pessoas também estão lutando para encontrar a felicidade através de uma transcendência ou de uma espiritualidade melhor ou maior uma das outras; nos templos budistas tentam alcançar a felicidade com o isolamento e a abnegação das coisas para conseguir a felicidade; no espiritismo as pessoas tentam encontrar a felicidade através da aceitação de um aperfeiçoamento em vidas passadas e na caridade; e infelizmente vemos que o mundo não melhora ou muito pelo contrário piora cada vez mais e a terra está cheia de violência, corrupção e os problemas vão se agravando cada vez mais.

Então precisamos entender as palavras de Jesus para compreendermos melhor que felicidade, como escreveu o Pastor Ed René em seu livro – Vivendo com propósitos, não é um lugar que se chega e sim um jeito de ir.

Precisamos compreender melhor que Deus só se fez compreender pelos homens quando esvaziou de ser Deus e veio ser humano.

Então o convite de Deus para nós não é para sermos pessoas transcendentes, especiais, poderosas e sim para que sejamos mais humanos.

Quando Jesus disse que não deveríamos orar pedindo o pão, comida, roupas, porque isso eram os pagãos que faziam, precisamos compreender que viver de acordo com a lógica do Reino de Deus consiste em sairmos de nós mesmos e nos encontrarmos com os outros, que é no serviço que o Reino de Deus se manifesta e não na força.

Porque Jesus disse que no Reino de Deus o maior é o que serve e não o que manda, tem poder.

Então o Reino tem um sentido inverso das perspectivas do mundo, não deveríamos estar correndo atrás da felicidade e sim nos esvaziando de nós mesmos, servindo as pessoas desinteressadamente, sem esperar recompensa, lutando pela justiça.

No sermão do monte Jesus disse que os que lutassem por justiça alcançariam justiça porque no seu Reino haveria justiça, os misericordiosos alcançariam misericórdia, e precisamos entender como no Reino as coisas são diferentes de nossas perspectivas nesse mundo, procuramos correr atrás de coisas que nos farão perder a vida, muito embora pensemos que estamos tentando alcançar a felicidade.

Porque a felicidade está nas atitudes que tomamos em relação a vida, no jeito que levamos a nossa vida, no nosso caráter, na nossa busca por justiça, e devemos entender que o Reino não nos tira do mundo e sim nos coloca no mundo com uma dose maior de humanidade, ou seja, nos esvazia de toda prepotência de cuidarmos do nosso eu-próprio e saímos em busca dos outros para prestarmos serviço.

Devemos nos despir de toda forma de poder, de toda a perspectiva de sermos os melhores, de toda forma de cumprirmos rituais, leis, obrigações e querermos viver a vida como ela se apresenta, ora com choro, ora com alegrias, ora com decepções, ora com triunfos, ora com derrotas, e acima de tudo sermos misericordiosos e compassivos, e andarmos sempre ligados e com as mãos dadas com o Senhor, porque a cada queda nossa, a cada desanimo, a cada frustração, estaremos seguros nas mãos daquele que é o nosso Redentor.

Devemos sofrer com os outros, participarmos de suas aflições, de suas necessidades, para podermos enfim encontrar a felicidade e ganharmos a nossa alma, porque só se ganha a vida no serviço ao próximo, mas no serviço ao próximo desinteressado dos resultados, independente dos resultados, sem esperar recompensa nenhuma, porque Jesus disse que me visitasse quando estive preso, e as pessoas disseram quando fizemos isso? Quando fizeram para um dos meus pequeninos.

Na realidade precisamos seguir o exemplo de Jesus que se esvaziou para poder servir e ele mesmo disse que ninguém podia ser maior que o seu Senhor, então se Jesus é o Senhor de sua vida você precisa também ser servo dos servos, porque assim é a lógica do Reino de Deus.

Na verdade precisamos entender a lógica do Reino para podermos compreender que felicidade é um jeito de ir, aprendermos a viver todos os momentos da vida não como uma corrida desesperada e sim como uma dádiva divina, como um presente, e compreendermos que a vida feliz é aquela que serve aos outros, ou seja, a melhor vida é a humana.

Entendermos que precisamos estar servindo para poder ver os milagres que Deus nos proporciona todos os dias, porque as pessoas querem ver grandes milagres não param para percebê-los na simplicidade e beleza da vida.

Então a vida precisa ser vivida com menos velocidade para podermos apreciar as suas belezas, porque a vida anda tão corrida que logo os bebes nasceram andando e falando, antigamente os bebes demoravam dias para abrir os olhinhos e hoje com essa necessidade das pessoas estarem correndo atrás de alcançar sucesso, recursos para uma vida mais confortável, imaginamos até que os bebes sentem essa necessidade e sabem que a mãe tem apenas quatro meses para estarem com eles, então tudo precisa ser rápido demais.

Mas voltamos para a bíblia e vemos Moisés diante da sarça ardente e imaginamos algo extraordinário, mas era algo comum no deserto sarça pegar fogo, a diferença é que essa não se acabava, mas para Moisés perceber isso precisava ficar observando atentamente para ver o milagre de Deus, e é isso que ocorre todos os dias a começar pelo nascer do sol, mas nós não percebemos porque estamos correndo atrás de ganhar a vida e acabamos perdendo porque nos tornamos indiferentes e cada vez mais com menos tempo de observar os milagres.

E diante dessa corrida ficamos cada vez mais enganados de que se alguns dias da semana nos deslocarmos aos templos para o culto a Deus, e um culto a Deus que é na verdade para nós e não para ele, porque gastamos este tempo em pedir, pedir, pedir, e pedir justamente aquilo que corremos atrás do dia todo.

Precisamos entender que o Senhor nos pediu para sermos praticantes de justiça, para estarmos a seu serviço desinteressadamente, que o culto a Deus na realidade é a nossa vida, mas a nossa vida que se torna cada vez mais humana, mais dedicada aos outros que a nós mesmos e assim seremos felizes e teremos a certeza de que vale a pena servir ao Senhor e aguardarmos a nossa redenção e vivermos com ele para sempre.

E assim entendemos que a felicidade é um jeito de ir e faremos como disse o profeta Miquéias 6.8:

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”

Nenhum comentário: