quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Justiça Social!!!

Quantas vezes Deus repreendeu o povo de Israel pela falta de preocupação com a justiça social da nação, com as viúvas e os órfãos em todo o Antigo Testamento.

O Senhor falou através de Isaías: “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo o jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?” [58.6-7].

E a pergunta que passeia em nossa mente hoje em dia: Estamos conseguindo lutar pela justiça social? Em nossas denominações a viúvas e os órfãos estão sendo atendidos nas suas necessidades? Estamos partilhando com o pobre desamparado?

Parece que continuamos a correr para o “templo” [atualmente instituições ou denominações] fazendo jejuns iguais ao do povo de Israel!

Na verdade acredito que estamos piorando, pois as pregações cada vez mais concorrem com o pensamento do mundo secular, com a mesma corrida desenfreada pelo poder, dinheiro, bem estar, e o caráter das pessoas nada difere do pensamento comum.

O Senhor em todo tempo tentou fazer de Israel uma luz para as outras nações e viu os seus planos frustrados por um povo rebelde e que não se deixava convencer, inflexível, irredutível e nós estamos caminhando como eles ou por vezes até piores.

E quando leio “... vestir o nu que você encontrou...” percebo o quanto pioramos, pois hoje em dia nas denominações estão vendendo roupa velha para arrecadar dinheiro para a “obra”, como pioramos!

Tudo é para arrecadar dinheiro para a “obra”, só não consigo compreender o que significa essa afirmação quando vejo a admoestação de Deus para o povo praticar justiça social e não consigo encontrar as denominações “evangélicas” praticando ou ao menos lutando pela justiça social, o que significa arrecadar para a “obra”?

Que o Senhor nos ajude nestes tempos difíceis: “Estes irão para o castigo eterno, mas os justos [praticam, lutam por justiça] para a vida eterna” [Mt 25.46].

Nenhum comentário: