segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Propaganda enganosa!

Assisti dias desses um programa de televisão onde o apresentador falava que viajaria para um local paradisíaco, filmaria os locais mais bonitos, enfim faria tudo o que tem direito e depois mostraria no programa para todos assistirem as suas aventuras e se divertirem vendo pela tela aquele local maravilhoso.

Parei para pensar e comecei a imaginar o quanto seria divertido ficar em frente a tela assistindo o tal apresentador naquela local maravilhoso, que eu não posso ir, mas que ele tão generosamente iria e me mostraria como se diverte naquele local.

Seria cômico se não fosse estúpido!

Esse programa tem uma alta audiência e não compreendo como é que muitas pessoas possam estar se divertindo com este tipo de bobagem, ou seja, ficar assistindo um apresentador se divertir num local que nunca poderiam ir, dando audiência afim de que este apresentador tenha condições de ir mais vezes nesses locais e ainda por cima achando muito legal a atitude e a diversão do mesmo.

Enquanto imaginava esta atitude e viajando em meus pensamentos ficou claro uma cena muito parecida com esta que acontece duas, três e até mais vezes na semana nas igrejas evangélicas com esta tal da teologia da prosperidade.

Para que me entendam melhor vou clarear esta cena e explicar como esta tal de teologia da prosperidade consegue ter o mesmo efeito destes programas de televisão.

O pregador é um cara “ungido” e por isso intocável, inquestionável, que precisa ter uma boa vida, morar numa casa que geralmente fica num bairro nobre, ter um carro maravilhoso, que são as coisas materiais prometidas pela tal teologia.

Então vejamos, se o pa$tor precisa ter estes requisitos fica claro que estes são os objetivos de toda a instituição ou “igreja” que ele “pa$toreia”.

Daí em diante é só fazermos a ligação entre esta pregação e o programa de televisão, ficaremos com um “pa$tor” que tem tudo ou fatalmente acabará tendo, falando a um povo desejoso e incapaz de conseguir estas coisas e ao mesmo tempo dando audiência e dinheiro para que esse dito “pa$tor” continue pregando bobagem e enriquecendo.

E porque o povo fica incapaz de conseguir estas coisas?

Porque o evangelho simplesmente não trata disto, não existe mágica com Deus, não existe campanha que faça Deus te dar estas coisas.

O propósito de Deus é ter um relacionamento comigo e com você, quem fica o tempo todo querendo dar carro, casa, dinheiro se você assistir todos os dias, dar audiência, participar de uma roleta ou de um jogo, é programa de televisão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu