terça-feira, 16 de setembro de 2008

A mesma coisa!

Nesta semana lendo o livro de Augustus Nicodemos que foi recentemente lançado pela Editora Mundo Cristão [O que estão fazendo com a igreja] e logo no capítulo dois o autor coloca como título: A alma católica dos evangélicos no Brasil!

O título a princípio me soou estranho, mas ele consegue definir muito bem a situação atual dos crentes no Brasil, porque desde muito tempo os católicos são o alvo predileto dos crentes e o tema preferido quando se fala em evangelismo nas igrejas evangélicas é: Vamos ganhar os católicos para Jesus!

Acredito que de tanto levar católicos para os templos os crentes evangélicos estão ficando com a mesma cara e até se tornando iguais em muitas práticas litúrgicas.

E isto se deve ao péssimo ensino das Escrituras nas ditas escolas bíblicas que visam apenas o interesse da instituição e não a verdade plena e se não bastasse isso o tempo para o ensino é limitadíssimo senão vejamos:

A Escola dominical é realizada aos domingos geralmente das 09 às 10 horas da manhã com seguinte divisão: No ínicio 15 minutos de louvor e divisão das classes; 15 minutos de ensino [se não houver alguma questão a ser discutida]; 5 minutos para decorar o versículo que será dito no final por cada classe; 10 minutos de louvor; 10 minutos para cada classe recitar o versículo decorado e 5 minutos para as despedidas.

Sendo assim evangelizar católicos ou quem quer que seja sem o mínimo de conhecimento resulta nesta confusão.

O autor, voltando ao livro, para esclarecer melhor esta confusão divide em cinco tópicos esta influência católica sobre os crentes evangélicos:

1.O gosto por bispos e apóstolos;

2.A idéia de que pastores são mediadores entre Deus e os homens;

3.O misticismo supersticioso no apego a objetos sagrados;

4.A separação entre sagrado e profano;

5.Somente pecados sexuais são realmente graves.

Na realidade o brasileiro se tornou evangélico, mas nunca deixou de ser católico apóstolico romano.

Que Deus tenha misericórdia!




Nenhum comentário: