quarta-feira, 29 de abril de 2009

Onde está o Senhor?

O Senhor está nas pessoas com quem encontramos e gastamos tempo todos os dias, as pessoas a quem pensamos poder ler como um livro aberto. Algumas vezes ele está escondido, outras vezes tem as mãos e os pés amarrados, mas, de qualquer modo, está ali. Recebemos o dom da fé para detectar a sua presença, e o Espírito Santo foi derramado em nossos corações para que possamos amá-lo ali, nas pessoas, pois o significado de nossa religião é o amor.

A essência do cristianismo é o amor, e nós o recebemos assim, ou o rejeitamos. Ele não tem a ver com adoração e moralidade, a menos que essas coisas sejam expressões de amor, que faz com que elas existam. "É típico de Jesus", nota Küng, "que o amor assim se torne o critério de piedade e a conduta, como um todo, de uma pessoa".

Um vez que o chamado Grande Mandamento combina o amor de Deus e o amor ao próximo - "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" [Mt 22.37-40] - em uma unidade indissolúvel, é impossível colocar Deus e o homem um conta o outro. Antes de nos aproximarmos da mesa do Senhor, dizem as Escrituras, deveríamos primeiro nos reconciliar com o nosso irmão ou irmã e então voltarmos e fazermos a nossa oferta [Mt 5.23,24].

A CAUSA DE DEUS NÃO É O CULTO, MAS A HUMANIDADE.

Texto de Brennan Manning no livro A Sabedoria da Ternura - Editora Palavra

Nenhum comentário: